Este link destina-se a usuários de prótese total, por isso, não será utilizado linguagem técnica. O objetivo é poder esclarecer algumas das dúvidas mais comuns de quem usa dentadura.

Como eu devo limpar minha dentadura?

Não use creme dental comum para limpá-la, use um sabonete de glicerina neutro, ou um produto específico para limpeza de próteses. A limpeza deverá ser feita segurando-a com firmeza, tanto internamente quanto externamente. O ideal é tapar a pia, colocar um pouco de água e limpar sobre ela, pois se a prótese escorregar cairá sobre a água e não se quebrará. Uma escova de cerdas macias é recomendável para evitar arranhar e desgastar a resina. Não se esqueça de escovar também a língua, pois os restos alimentares que ficam sobre ela é uma das maiores causas de mau hálito!

Uso pastilhas efervescentes para a limpeza das próteses, elas realmente limpam as próteses?

A liberação do oxigênio das pastilhas ajudam na remoção de restos alimentares, mas pesquisas indicam que para serem eficientes é preciso deixá-las mergulhadas em um tempo muito maior do que os fabricantes recomendam: de 6 a 8 horas.

Desgastei a minha prótese aonde machucava e agora ela está mais solta, o que devo fazer?

Nunca em hipótese alguma desgaste a sua prótese, você poderá desgastar no lugar errado e a prótese perderá toda pressão comprometendo todo o trabalho. Somente o dentista pode realizar os desgastes necessários.

Devo dormir com as próteses?

É recomendável dormir sem as próteses, se não for possível procure tirá-las algumas horas durante o dia para dar um “descanso” para a gengiva e faça uma massagem suave com a ponta do dedo por alguns minutos no céu da boca e em toda a gengiva, para ativar a circulação sanguínea e remover as células mortas. Se você remover durante a noite ela deve permanecer imersa em solução limpadora, se não, deve ficar fora da água.

Coloquei próteses novas e estou com dificuldade de falar algumas palavras, isso é normal?

Dificuldades com a pronúncia de algumas palavras durante algum tempo na troca por próteses novas é normal, mas também pode ser problemas da prótese como por exemplo a resina do céu da boca ter ficado muito espessa, erro na posição dos dentes da frente, etc.

Ao receber minha prótese nova, joguei a velha fora, fiz bem?

Nunca se desfaça de suas próteses antigas, você poderá precisar delas no caso de consertos ou readaptações de sua prótese nova. As próteses antigas também servem para o dentista avaliar e ajudá-lo no planejamento da futura prótese.

De quanto em quanto tempo uma pessoa que usa dentaduras deve ir ao dentista?

É importante um retorno a cada 6 meses para observação da gengiva, da mordida e da observação da higiene da dentadura, e em todos os casos de fraturas da prótese, dores e inflamações ou aumento de volume da gengiva.

Quanto dura uma dentadura?

As próteses devem ser trocadas ou readaptadas normalmente depois de 4 ANOS, mas sempre com avaliações semestrais do dentista, pois cada caso é diferente do outro. Usar uma prótese por muitos anos sem readaptá-la pode levar a uma rápida perda do osso.