Prof. Dr. Osmar Castro

Especialista, Mestre e Doutor em Prótese Dentária USP

Prof.Dr. Osmar Castro é Professor do Curso de Mestrado em Prótese Dentária da São Leopoldo Mandic e autor de dois livros de Prótese Dentária. Formado há 30 anos tem consultório particular em Moema -São Paulo. (11) 55311032

Posição dentes da dentadura

Posição dentes da dentadura

Posição dentes da dentadura: é muito comum observarmos pessoas que usam dentadura em que a posição dos dentes não combinam com o rost dando um ar artificial e denunciando que a pessoa usa uma prótese dentária. Muitos fatores influenciam a estética dentária na posição dos dentes:

LINHA MEDIANA: é a linha que divide os dois dentes da frente, essa linha é fundamental para a estética pois se estiver desviada para um dos lados aparecerá mais dentes de um lado do que do outro. Muitos erros acontecem quando se baseiam no nariz ou no freio do lábio superior, ela deve ser centralizada pelo rosto do paciente.

POSIÇÃO DOS DENTES: É se o dente está mais para dentro ou para fora. Errar essa posição muito para dentro vai deixar o lábio superior sem suporte (murcho), e muito para fora vai dar um aspecto forçado e muitas vezes excesso de visibilidade da gengiva.

ALINHAMENTO DOS DENTES: o alinhamento dos dentes depende da forma do rebordo, ou seja, rebordos quadrangulares resultam em um alinhamento quadrangular, rebordos triangulares em alinhamento dos dentes triangular. Além disso existe uma curva antero-posterior que deve ser sempre ascendente para distal, ou seja, os dentes vão fazendo uma curva sempre subindo para trás, isso vai resultar em um sorriso harmônico e evitar o conhecido “sorriso invertido”que é quando os dentes posteriores estão abaixo dos anteriores resultando em um sorriso antiestético.

Todos os casos do consultório eu mesmo que monto, pois assim tenho controle total da estética do paciente. Na foto, durante essa montagem fui escrevendo várias observações que terei que fazer no alinhamento dos dentes inferiores para obter a curva perfeita no superior. Montando os dentes ao invés de mandar para o laboratório tenho obtido resultados mais estéticos e funcionais por poder decidir as modificações necessárias do começo ao fim do caso, levando a satisfação estética do paciente.

www.odontologiacastro.com.brCaptura de Tela 2017-07-29 às 22.06.42

Category: O Blog

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*