Prof. Dr. Osmar Castro

Especialista, Mestre e Doutor em Prótese Dentária USP

Prof.Dr. Osmar Castro é Professor do Curso de Mestrado em Prótese Dentária da São Leopoldo Mandic e autor de dois livros de Prótese Dentária. Formado há 30 anos tem consultório particular em Moema -São Paulo. (11) 55311032

Dentadura de porcelana

Dentadura de porcelana

Dentadura de porcelana. Especialista em dentaduras responde: Não é possível se fazer uma dentadura removível com dentes de porcelana. Na verdade até existe dentes de porcelana para dentadura mas não são importados para o Brasil. O fato de não serem mais utilizados dentes de porcelana para dentaduras removíveis tem vários fatores:

Por que não se usa dentes de porcelana em dentaduras?

1) Os dentes de porcelana não tem uma união química com a resina acrílica que é feita a gengiva artificial da prótese, por isso os dentes de porcelana possuíam uma retenção mecânica de metal para que essa retenção se prende-se a base da prótese.

2) A presença dessa retenção mecânica impede o desgaste dos dentes para posicionar na prótese como acontece com os dentes de resina acrílica, isso fazia com que os dentes selecionados fossem extremamente menores que o tamanho indicado resultando em um sorriso antiestético.

3) Os dentes de porcelana são extremamente duros (mais até que o próprio esmalte dentário) e quase não sofrem desgastes, isso acarreta uma transmissão total das forças mastigatórias para o rebordo (gengiva), levando a grandes reabsorções ósseas.

4) Os dentes de porcelana provocam muito mais ruídos durante a mastigação.

Devido a essas desvantagens dos dentes de porcelana eles pararam de ser utilizados para próteses totais (dentaduras removíveis) e foram totalmente substituídos pelos dentes de resina acrílica.

Dentes de resina acrílica 

Dentadura de porcelana

Dentadura de porcelana

Pelo fato dos dentes de resina acrílica sofrerem mais desgaste do que os dentes de porcelana, atualmente em meu consultório utilizo o dente mais duro e de melhor qualidade em nível mundial para evitar a perda da altura inferior da face conhecida como DVO e também para manter a estética bonita da prótese por muitos anos. Meu nome é Osmar Castro e sou especialista em dentaduras. www.odontologiacastro.com.br

Category: O Blog

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*